PROPOSTA DA PALESTRA:

DISCIPLINA POSITIVA: EDUCANDO PARA A VIDA!

Disciplina Positiva  é  um  programa  baseado  no  trabalho  de   Alfred  Adler  e  Rudolf  Dreikurs  que tem como  objetivo encorajar crianças e adolescentes  a  tornarem-se  responsáveis,  respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.

Disciplina  Positiva  é  baseada  nos livros da série escritos  pela  Dra. Jane Nelsen  e  diversos  co-autores Lynn Lott,Cheryl  Erwin,entre outros),e ensina habilidades sociais e habilidades de vida para adultos, crianças e adolescentes.


Pesquisas recentes atestam que as crianças são "programadas" desde o nascimento para estabelecerem conexões com os outros, e que crianças que se sentem conectadas à sua comunidade, família e escola tendem a apresentar menos comportamentos inadequados.


As crianças precisam desenvolver habilidades de vida ao longo da vida com o intuito de se tornarem adultos bem-sucedidos. Definimos o termo “bem-sucedidos” da seguinte maneira: cidadãos felizes e contribuintes para o bem de sua comunidade.

Disciplina Positiva baseia-se no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para ajudar os adultos a desenvolverem as habilidades que tanto queremos para as nossas crianças.

Quando usamos as ferramentas de Disciplina Positiva o dia se torna mais harmonioso, sendo mais prazeroso ensinar as crianças na escola ou estar com elas em casa. Uma das ferramentas em Disciplina Positiva é que os "erros são ótimas oportunidades de aprendizagem".  As crianças aprendem nos observando. Os adultos podem e irão errar, mas buscarão reparar seus erros e, às vezes, até pedir desculpas para as crianças. Isso dá permissão às crianças para errarem também, desenvolvendo soluções para consertar o seus erros, em vez de ficarem presos na nuvem obscura da culpa.

 


Fonte: https://goo.gl/mRMisv (disciplinapositiva.com.br)

Público-alvo: Pais, Avós, Profissionais da Saúde e demais interessados no tema.

© 2019 by @LIVIAMARIAPSIC
Todos os direitos reservados