PROPOSTA DA PALESTRA:
DISCIPLINA POSITIVA: EDUCANDO PARA A VIDA!
Disciplina Positiva é um programa baseado no trabalho de Alfred Adler e Rudolf Dreikurs que tem como objetivo encorajar crianças e adolescentes a tornarem-se responsáveis, respeitosos, resilientes e com recursos para solucionarem problemas por toda a vida.
Disciplina Positiva é baseada nos livros da série escritos pela Dra. Jane Nelsen e diversos co-autores Lynn Lott,Cheryl Erwin,entre outros),e ensina habilidades sociais e habilidades de vida para adultos, crianças e adolescentes.
Pesquisas recentes atestam que as crianças são "programadas" desde o nascimento para estabelecerem conexões com os outros, e que crianças que se sentem conectadas à sua comunidade, família e escola tendem a apresentar menos comportamentos inadequados.
As crianças precisam desenvolver habilidades de vida ao longo da vida com o intuito de se tornarem adultos bem-sucedidos. Definimos o termo “bem-sucedidos” da seguinte maneira: cidadãos felizes e contribuintes para o bem de sua comunidade.
Disciplina Positiva baseia-se no conceito de que disciplina pode ser ensinada com firmeza e gentileza ao mesmo tempo, sem punição, castigo ou recompensa. Esta filosofia apresenta o caminho do meio entre o autoritarismo e a permissividade, resultando em mais de 50 ferramentas para ajudar os adultos a desenvolverem as habilidades que tanto queremos para as nossas crianças.
Quando usamos as ferramentas de Disciplina Positiva o dia se torna mais harmonioso, sendo mais prazeroso ensinar as crianças na escola ou estar com elas em casa. Uma das ferramentas em Disciplina Positiva é que os "erros são ótimas oportunidades de aprendizagem". As crianças aprendem nos observando. Os adultos podem e irão errar, mas buscarão reparar seus erros e, às vezes, até pedir desculpas para as crianças. Isso dá permissão às crianças para errarem também, desenvolvendo soluções para consertar o seus erros, em vez de ficarem presos na nuvem obscura da culpa.
Fonte: https://goo.gl/mRMisv (disciplinapositiva.com.br)
Público-alvo: Pais, Avós, Profissionais da Saúde e demais interessados no tema.